Infraestruturas e economia do Alentejo em grande destaque na EXPO Dubai
O potencial investimento estrangeiro para o Alentejo é bastante animador, resultado dos diferentes encontros de diplomacia económica enquadrados na presença da iniciativa Invest in Alentejo, na Expo Dubai 2020, entre os dias 8 e 11 de fevereiro. Esta foi, até à data, a maior missão de internacionalização da região promovida pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.
Durante quatro dias, a missão institucional - composta pela aicep Global Parques, gestores da Zona Industrial e Logística de Sines, APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, ARPTA - Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, o Município de Ponte de Sor, o Município de Santiago do Cacém, Município de Sines e a ADRAL - realizaram apresentações na feira internacional e inúmeros encontros com entidades e empresas localizadas no Dubai, que se traduziram na assinatura de importantes memorandos de entendimento para o desenvolvimento futuro da região.
A destacar, a visita do cluster da Aeronáutica à Jetex, líder global em serviços de aviação executiva, e a assinatura de um memorando entendimento e cooperação entre a PLM MIDDLE EAST, sediada nos Emirados Árabes Unidos, e o Município de Ponte de Sor, para a criação do programa Accelera, criando a primeira plataforma de incubadora e aceleração de empresas e startups nas áreas da aviação e turismo, com sede no município.
No eixo do Turismo, a ARPTA – Agência de Promoção Turística do Alentejo apresentou a região aos dois maiores operadores turísticos do Dubai e assinou um memorando de entendimento com a PLM MIDDLE EAST, sediada nos Emirados Árabes Unidos, para estarem presentes na 8ª Edição da Arab Aviantion Summit, entre 28 de fevereiro e 1 de março de 2022, numa ação conjunta de promoção do destino Alentejo para mais de 600 agentes turísticos e redes de distribuição que representam um mercado de cerca de quatro milhões e meio de consumidores com um elevado poder de compra.
Ao nível dos Portos & Logística, a aicep Global Parques e o Porto de Sines assinaram um manifesto de interesse de investimento com a companhia petrolífera ENOC - Emirates National Oil Company para desenvolver as áreas de transporte e armazenamento de produtos derivados do petróleo, tais como combustível para aviões (jet fuel).
“A participação na missão Invest in Alentejo constituiu uma frutuosa oportunidade de promover o Complexo Portuário e Industrial de Sines num contexto transversal dos diversos eixos em que estamos a apostar: energia, logística e transição energética. A promoção conjunta da região do Alentejo potência sinergias, beneficiando a captação de mais investimento. Uma palavra de apreço pelo empenho e profissionalismo da ADRAL na organização desta missão.”, destaca a vice-presidente da comissão executiva aicep Global Parques, Isabel Caldeira Cardoso.
“Para José Luís Cacho, Presidente do Porto de Sines, o projeto “Invest in Alentejo” agrega um conjunto de entidades que têm capacidade de potenciar desenvolvimento da região Alentejo. O Porto de Sines tem todo o interesse em estar associado a esta iniciativa pelas oportunidades que se podem construir. Inserido nas principais cadeias logísticas internacionais, Sines é a porta natural de entrada e saída de mercadorias do seu hinterland. A nossa missão servir a economia do país e, naturalmente, da região onde nos encontramos.”, destaca o presidente do Porto de Sines, José Luís Cacho.
“A participação da Agência de Promoção Turística do Alentejo na Missão Empresarial que se realizou ao Dubai, aproveitando o contexto de especial oportunidade criado pela presença portuguesa na Expo Mundial que ali decorre, permitiu a sinalização de reais oportunidades de negócio para as empresas deste setor com intervenção no Alentejo, tendo sido identificados os produtos, canais de venda e Operadores Turísticos capazes de contribuir para a afirmação do Alentejo no Dubai. A composição multissetorial da Missão Empresarial permitiu que se comunicasse um Alentejo competitivo em diferentes áreas económicas, num modelo multidisciplinar de captação de oportunidades de negócio capaz de gerar sinergias entre setores de importância estratégica para o desenvolvimento da região.”, destaca o diretor executivo do Turismo do Alentejo, António Lacerda.
“A atração de investimento para o nosso território tem sido sempre encarada por este executivo como uma prioridade e como um dos motores do crescimento que temos assistido. Esse crescimento concretiza-se contactando com entidades, demonstrando as vantagens competitivas que as empresas têm de abrir unidades de produção ou centros de desenvolvimento de conhecimento em Portugal, mais concretamente num dos polos onde já existem empresas do setor, beneficiando das sinergias que o território oferece”, destaca o vice-presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Rogério Alves.
"Quando a ADRAL decidiu organizar uma missão à Expo 2020 ficou muito claro que Sines tinha de estar presente. Para um concelho com a abertura e as potencialidades deste território, a internacionalização faz todo o sentido. Com esta presença no Dubai, demos a conhecer os nossos valores a potenciais interessados a que não chegaríamos de outra forma e estabelecemos contactos que poderão dar frutos no futuro.”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas.
“Foi sem dúvida uma excelente oportunidade de promover e potenciar o nosso Alentejo, naturalmente também o Município de Santiago do Cacém, e que nos permitiu afirmar o Alentejo enquanto destino de excelência para investimento direto estrangeiro. O contacto direto com agentes locais e internacionais, nas diversas áreas que pretendemos potenciar, no caso particular de Santiago do Cacém, Turismo, Agroindústria e Energia, permitiu-nos estabelecer uma importante ponte que poderá captar investimentos futuros relevantes para o desenvolvimento económico e social da nossa Região.”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha.
“Com um património cultural reconhecido mundialmente e uma das mais bem preservadas regiões da Europa, o Alentejo reúne na sua imensidão um mundo de verdadeiras oportunidades por explorar. Évora, cidade candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027 e um destino turístico diferenciado, tem na aeronáutica, eletrónica e agroindústria, setores emergentes ao nível da especialização tecnológica com assinalável potencial exportador. Investir no Alentejo é, pois, uma aposta segura com a garantia de qualidade que nos distingue.”, destaca o vice-presidente da Câmara Municipal de Évora, Alexandre Varela.
“A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, juntamente com os parceiros estratégicos da iniciativa Invest In Alentejo, a qual lidera, organizou a Semana Invest In Alentejo no Pavilhão de Portugal na Expo Dubai 2020. Esta união de esforços entre entidades representativas de diversos setores e de todas as sub-regiões do Alentejo, sempre norteados pelo desenvolvimento e promoção da Região, representa a continuidade de um trabalho de parceria que tem vindo a ser desenvolvido, o qual esperamos que continue cada vez com mais coesão, a contar com todos os agentes e entidades da região, a contar com todo o Alentejo.”, destaca o presidente da ADRAL, João Grilo.
A iniciativa Invest in Alentejo tem como missão promover internacionalmente o Alentejo, centrando-se nos setores chave associados aos domínios da estratégia regional de especialização inteligente (EREI), os equipamentos e os recursos existentes na região, com o objetivo de captar de investimento e reforçar o posicionamento da região no mercado global.
Está apoiada em 6 Eixos de desenvolvimento e atração, liderados por entidades parceiras, nomeadamente: Eixo da Aeronáutica, liderado pelo Município de Ponte de Sor; Eixo da Agroindústria, da responsabilidade da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva; Eixo do Turismo, liderado pela ARPTA - Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo; e Eixo dos Portos & Logística, Digital e Energia, liderado por um consórcio de Sines, constituído por AICEP Global Parques, APS – Administração dos Portos de Sines e Algarve, CPLS – Comunidade Portuária e Logística de Sines e Município de Sines.