Intervenção na Igreja de Nossa Senhora das Salas abrangida pelo PRR
A reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência – Cultura prevê a realização de intervenções na Igreja de Nossa Senhora das Salas, em Sines. A reprogramação foi apresentada no dia 18 de maio no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora.
Apresentada pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, esta reprogramação irá dar mais 40 milhões de euros para a reabilitação e conservação do património cultural nacional, que já previa 150 milhões de euros, totalizando agora 190 milhões.
Segundo Pedro Adão e Silva, para a elaboração desta proposta de reprogramação, foi dada prioridade aos “investimentos em monumentos, sítios e museus com projetos que podem ser executados no horizonte temporal de cumprimento e de execução do PRR”.
“O Alentejo terá o investimento mais avultado na reprogramação”, afirmou o ministro da Cultura. “Escolhemos simbolicamente o Alentejo para fazer este anúncio, não só porque é a região que vai ter a fatia mais significativa, mas também porque corresponde ao início de um processo que culminará, em 2027, com a Capital Europeia da Cultura em Évora”, acrescentou.
O presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, esteve presente na apresentação, afirmando que “é com enorme satisfação que o Município de Sines se vê contemplado na lista de novas intervenções do PRR para o património cultural, património esse que é de extrema importância e merece ser valorizado”.
“A Igreja de Nossa Senhora das Salas é Monumento Nacional desde 1922, e merece receber a sua devida preservação, proteção e reabilitação”, acrescentou Nuno Mascarenhas.
A proposta de intervenção na Igreja de Nossa Senhora das Salas prevê um financiamento global no valor de 450 000€.