Já está dominado o incêndio que deflagrou esta manhã no Aterro Sanitário em Santo André
Já está dominado o incêndio que deflagrou às 10h11, no Aterro Sanitário na freguesia de Santo André, concelho de Santiago do Cacém.
O incêndio que foi combatido por 26 operacionais, apoiados por 10 viaturas, dos Bombeiros de Santo André, Sines e Santiago do Cacém, ficou confinado a uma célula onde estão depositados resíduos não perigosos.
O sistema de Resíduos Industriais (RI) é constituído por uma instalação de receção de resíduos não perigosos (RNP), designada por RESIM - Gestão de Resíduos Industriais de Santo André.
Esta instalação abrange quatro zonas distintas, dispondo de um campo de piezómetros para monitorização da qualidade de águas subterrâneas e de um sistema de recolha de lixiviados.
O RESIM dispõe de uma célula com um volume de encaixe total, à cota 65,50m, de 181.240 m3 e uma vida útil expectável de 16 a 23 anos (dependente dos quantitativos de resíduos a receber).
Para minimizar os impactes ambientais, esta célula foi projetada e construída com um sistema de impermeabilização que garante a sua total estanquicidade, e com um sistema de drenagem que assegura a proteção dos solos e aquíferos existentes dos lixiviados que se formam no processo.