No Prólogo de 5,58 km cronometrados realizado pela manhã, João Ramos, navegado por Filipe Palmeiro em Toyota, foi o mais rápido vencendo o troço à frente da jovem dupla do Mini da equipa ARC Sports. No entanto, um problema na engrenagem da bomba da direção assistida ocorrido logo ao quilómetro 5 do SS1 não lhe permitiu concluir o troço e ditou o seu abandono da corrida.

“Esta primeira experiência foi muito boa. Começámos o prólogo da melhor forma. Conseguimos aí um segundo lugar atrás do João Ramos. Escolhemos ser primeiros na estrada para o setor seletivo. Sempre foi algo que eu quis fazer, poder abrir a pista. Correu tudo bem. Houve sempre alguma precaução. Também apanhámos alguns sustos, mas acho que faz parte. Conseguimos impor um ritmo rápido e confortável desde início e estamos prontos para a luta de amanhã.”, revelou João Ferreira.

Na segunda posição ficou a dupla brasileira formada por Marcus Baumgart e Kleber Cincea e em terceiro lugar, com uma escassa diferença de 27 segundos, classificou-se o seu irmão Cristian Baumgart, navegado por Beco Andreotti, ambos em Toyota.

O atual Campeão Nacional Tiago Reis, navegado por Valter Cardoso (Toyota), terminou na quarta posição com uma pequeníssima diferença de 1,5 segundos para o terceiro lugar. O piloto concluiu o percurso do prólogo com um tempo modesto devido a um furo e no SS1, quando estava já na liderança da corrida, voltou a furar o que não lhe permitiu alcançar a vitória neste primeiro dia de corrida. Alejandro Martins e José Marques, num Mini John Cooper Works Rally, fecharam o Top 5 deste primeiro dia de uma competição muito aguerrida.

A dupla João Dias/João Miranda em Can-Am, na 6ª posição absoluta, lidera a Classe T3. Ricardo Nascimento acompanhado de Ricardo Brito, em BMW X5 são os primeiros entre os T8. Fernando Barreiros, aos comandos de uma Isuzu e navegado por Fernando Miguel, foi o mais rápido do dia entre os T2 enquanto Filipe e Pedro Cardoso lideram a classe T4 em Can-Am.

A Baja TT Montes Alentejanos prossegue este domingo com um último troço cronometrado com 155 quilómetros.