Nesta prova, onde dois atletas pescam juntos, o objetivo é conseguir a maior pontuação, capturando mais quantidade ou diversidade durante as 5 horas de prova.

A competição decorreu entre as 10h00 e as 15h00, na zona da Costa do Norte de Sines, na zona compreendida entre a Percebeira e a Pedra do homem, sendo o ponto de entrada e saída junto das Pedras Amarelas.

Decorreu em simultâneo o Troféu Vasco da Gama, uma prova com os mesmos moldes, mas para atletas não federados, de modo a proporcionar a experiência competitiva da modalidade e incentivar a iniciação. No total das duas provas participaram 42 atletas, com idades compreendidas entre os 19 e os 60 anos.

Segundo a organização, “as condições de mar estiveram excelentes para a prática da modalidade e a riqueza da costa proporcionou a oportunidade de todos os atletas realizarem boas capturas contribuindo para uma satisfação geral”.

Após a saída da água seguiu-se a pesagem do peixe capturado, o que decorreu no Estádio Municipal de Sines.

Primeiro foram as pesagens do Troféu Vasco da Gama e de seguida as do Campeonato Nacional de Duplas, onde o maior exemplar de cada uma das provas foi uma abrótea, no caso do Troféu com 1.692kg capturada pela dupla Tiago Correia/Tiago Mota e no Campeonato Nacional com 3,170kg, capturada pela dupla Miguel Ferreira/Nuno Gaudêncio.

Classificação do Troféu Vasco da Gama: 1° - Tiago Correia/Tiago Mota, 2° - Nuno Correia/Flávio Neres e 3° - António Inácio/Miguel Baião.

Classificação por equipas: 1° - Vasco da Gama Atlético Clube, 2° - Estoril Praia e 3° - Clube Naval de Sesimbra.

Classificação do Campeonato Nacional de Duplas: 1° - João Peixeiro/Pedro Domingues, 2° - Diamantino Dias/Francisco Bastos e 3° - Rui Antunes/Rui Vasco.

A instituição escolhida para doar o peixe foi o grupo de refugiados da guerra da Ucrânia sediada em Sines.