Jornadas Escolares promovidas pelo Município de Odemira realizam-se em Sabóia entre os dias 31 de março e 3 de abril
Cerca de mil alunos das várias escolas do concelho de Odemira vão participar, entre os dias 31 de março e 3 de abril, nas Jornadas Escolares, promovidas pelo Município de Odemira na Escola Básica de Sabóia, no âmbito do programa ODETE – Odemira Território Educativo, com o objetivo de promover a cidadania e a participação.

Durante uma semana, as crianças e jovens são desafiados a participar em várias atividades culturais, desportivas e experimentais, jogos e oficinas dirigidas aos vários níveis de ensino, desde o pré-escolar ao secundário e profissional.
No decorrer das Jornadas, os alunos dos diversos Agrupamentos de Escolas vão pintar um painel instalado no recinto da escola.
O primeiro dia das Jornadas Escolares será dedicado aos alunos do 3º ciclo e ensino secundário, que poderão colocar questões ou apresentar recomendações aos deputados municipais na Assembleia Municipal Jovem, realizada no âmbito de uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Odemira, com o objetivo de incentivar a participação cívica e promover a construção de uma cidadania mais ativa.
Na edição de 2025, os alunos do ensino básico vão poder apresentar e debater ideias na Assembleia das Crianças, no dia 2 de abril, numa iniciativa que incentiva as crianças para a participação pública e intervenção na comunidade. Os alunos de todas as escolas do concelho são motivados a defender os temas que consideram mais relevantes junto da Presidente da Assembleia Municipal, Ana Aleixo, e da Vereadora da Câmara Municipal responsável pela área da educação, Isabel Palma.
Enquanto membro da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, o Município de Odemira assume o compromisso com a promoção de uma educação de qualidade e inclusiva, que procura proporcionar experiências de ensino fora do contexto escolar no sentido de inspirar a identidade cultural e sentimento de pertença ao território.