Jovem siniense vence 'Óscar do Ambiente' entregue pela princesa Ana de Inglaterra
Uma jovem portuguesa, natural de Sines, foi distinguida em Londres com um dos prémios ambientais mais importantes do mundo. Estrela Matilde vive há 10 anos na ilha do Príncipe e tem lutado com as comunidades locais para salvar as tartarugas.
Estrela Matilde
Estrela Matilde está muito feliz com este reconhecimento pelo seu trabalho, “não tenho palavras... esta semana foi uma das semanas mais extraordinárias da minha vida, sobretudo porque me vi no meio de um grupo de pessoas extraordinárias que, de facto, estão a mudar o mundo, e eu não podia estar mais orgulhosa de ser uma delas. Aprendi tanto nesta semana.”
A jovem que nasceu em Sines, mas que há dez anos está na ilha do Príncipe, considera que “o Príncipe mudou de facto a minha vida. Foi aí que me descobri, como pessoa e como profissional. Foi aí que encontrei a minha missão - mudar o mundo, uma Ilha de cada vez. Há 10 anos que o tento fazer”.
Estrela Matilde afirma sentir-se muito feliz em África porque teve “o privilégio de ter encontrado as melhores pessoas do mundo para me ajudarem nessa missão. A Fundação Príncipe tem sido a minha casa, e a minha equipa, a minha família, e tanto que tenho aprendido com todos eles, com as comunidades, com os parceiros. Hoje, fazemos nós - eu, a minha equipa, o Príncipe - parte da família Whitley Fund for Nature, e que honra tremenda. Este reconhecimento, mais do que um prémio à minha carreira, é uma porta de entrada de oportunidades, parcerias, sinergias para nós, enquanto organização, enquanto Ilha. E sinto-me extremamente honrada de representar uma Ilha sem igual”.
Estrela Matilde formada em Biologia e com mestrado em Conservação Biológica chegou à ilha do Príncipe em 2013 como gestora da Fundação Príncipe Trust, uma ONG que trabalha no desenvolvimento sustentável e na conservação da natureza.