Junta de Freguesia de Alvalade conta com um orçamento de 476 mil euros em 2026
A Junta de Freguesia de Alvalade conta com um orçamento de 475.970 euros em 2026. Estando afeto a despesas de capital o montante de 41.500 euros.
O orçamento foi aprovado por unanimidade na Junta de Freguesia e por maioria na Assembleia de Freguesia com 6 votos a favor (PS) e 2 abstenções (CDU);
As principais prioridades inscritas no Plano Plurianual de Investimentos são, “a melhoria do espaço público, nomeadamente a conclusão de passeios, ajardinamento e substituição de papeleiras e baldes do lixo, em toda a freguesia”.
A junta pretende também construir novos equipamentos, nomeadamente “a construção do campo de Padel, apoiado pelo município e respetiva cobertura, a instalação de um novo parque infantil no Jardim das Oliveiras e uma estação de fitness no recinto da antiga Escola Primária (atualmente, utilizada como polo de atividades)”.
Outro objetivo para 2026 é a intervenção em edifícios públicos, nomeadamente nos “balneários públicos, no edifício da junta (reparação de algerozes e WC do piso superior) e a reparação de cobertura da escola primária”.
“A criação de uma área de serviço para autocaravanas (ASA), junto ao espaço de feiras e mercados” é outra obra prevista.
A Junta de Freguesia presidida por Ricardo Cruz, pretende também avançar com a “modernização administrativa da Junta com aquisição de um programa informático para gestão do cemitério, aquisição de novos equipamentos e servidor para salvaguarda de dados, garantindo a segurança dos mesmos”.
Para uma maior eficiência na resposta dos serviços operacionais, pretende adquirir um destroçador e roçadores.
Com o apoio da Câmara Municipal, a Junta de Freguesia pretende ver realizadas “um conjunto de intervenções no espaço público e a repavimentação de algumas artérias da freguesia”.
O executivo da junta pretende “ver criadas medidas para fixação de ativos na freguesia, com novas ofertas na área da habitação, nomeadamente, através da libertação dos terrenos existentes, junto à EN 261, na posse da Cooperativa de Habitação, sem qualquer avanço até à data”.
Outra necessidade, premente, que a junta gostaria de ver resolvida é a “ZIL de Alvalade para a qual já existe terreno e que teria um papel importante na dinamização da atividade empresarial e social da freguesia."
