Litoral Alentejano recebe espetáculo espanhol premiado que junta em palco flamenco, circo e teatro
Baseado em ‘La Casa de Bernarda Alba’, da autoria de Federico García Lorca, a companhia ALBADULAKE apresenta a 30 de Novembro em Sines e a 1 de Dezembro em Santiago do Cacém ‘Genoma B’, um espetáculo que junta em palco a música, o flamenco, o circo e o teatro.
‘Genoma B’ é um espetáculo singular, para todos os públicos, criado com a marca cultural andaluza, com uma linguagem de fusão de diversas expressões artísticas, apresentando uma história fortíssima, baseado num texto de referência da história do teatro, escrito por Federico Garcia Lorca.
Com intérpretes de excelência em cada uma das áreas, o espetáculo, dirigido por Juan Antonio Moreno e Ángeles Vázquez , foi distinguido com o Prémio de Melhor Espectáculo da Feira Ibérica de Teatro do Fundão em 2021 e com o Prémio Territorio Violeta em 2018.
‘Genoma B’ vai ser apresentado extra programa do LITORAL EmCena, mas é organizado pelos mesmos parceiros - Associação AJAGATO, Câmara Municipal de Sines e Câmara Municipal de Santiago do Cacém -, e conta com o apoio do Ministério da Cultura e Desporto de Espanha.
Os bilhetes estão à venda no local dos espetáculos, podendo ser feitas reservas no Centro de Artes de Sines (269 860 080) e no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém (269 750 410)
O valor dos ingressos é de 5€ para o público em geral e de 3€ para menores de 21 anos, maiores de 65 anos e sócios da AJAGATO.
O espetáculo, que tem a duração de 70 minutos, vai ser apresentado no Centro de Artes de Sines no dia 30 de Novembro, e em Santiago do Cacém, no Auditório Municipal António Chainho, sempre às 21:30.
Sinopse
Depois da morte do segundo marido, Bernarda impõe às suas cinco filhas um luto de oito anos com isolamento total.
Angustias, Magdalena, Amelia, Martirio e Adela trancadas sob a tirania da mãe, vivem aprisionadas nos seus próprios medos e desejos numa sociedade que lhes restringe a liberdade.
Apenas uma das irmãs tem a possibilidade de se libertar por já estar noiva para se casar. O conflito agrava-se quando a mais nova e rebelde interfere nessa relação.
Ficha artística e técnica
Adaptação e direção: Juan Antonio Moreno e Ángeles Vázquez; Direção coral: Isabel Martín; Direção de Dança e Coreografia: Ángeles Vázquez; Ideia original e construção da Bernarda: Junta Antonio Moreno;
Elenco: Sandra Carrasco (Ángustias): malabares, hula-hopps e manipulación, Nomemí Martinez (Martirio): baile flamenco e performance; Vivan Friedrich (Adela): rueda Cyr, cuerda e danza; Ana Esteban (Magdalena): Equilibrios, danza e voz; Irene Acereda (Amelia): percussão flamenca, baile flamenco e voz; Nane Ramos (abuela Maria Josefa): voz; Joaquín Muñino (padre Jose María Benavides): guitarra.