Partindo da viagem de circum-navegação empreendida por Magalhães e Elcano há 500 anos, uma investigação em torno da coabitação de diversas culturas e dos traços sócio-culturais que compõem a sua identidade.

Os artefactos da epopeia funcionam como um pretexto dramatúrgico à investigação histórica, etnográfica e performática, num processo de releitura em paralelismo com as realidades contemporâneas.

“Magalhães e Elcano” é também uma viagem poética e existencial destes homens, pelo conhecimento e pela comunicação entre as diferentes culturas, de viajantes que partem e regressam.

É a exploração de uma herança identitária, nos seus códigos e linguagens, globalizantes. É uma viagem de vicissitudes, de confrontos, de tentativas sucessivas, de conhecer o desconhecido, de sonhos e de medos, de encontro com a humanidade.

‘Magalhães e Elcano’ é um espetáculo para maiores de 12 anos, com uma duração de 80 minutos e vai ser apresentado, nesta quinta-feira, no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, sexta-feira, no Auditório da Escola Secundária Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André, e sábado, no Centro de Artes de Sines, sempre às 21:30.

O Litoral EmCena é um projeto intermunicipal promovido pela AJAGATO em parceria estratégica com as Câmaras Municipais de Santiago do Cacém e de Sines e cofinanciado pelo FEDER, fruto da candidatura n.º ALT20-14-2020-02 – Património Cultural.