Livro sobre o Cante Alentejano é apresentado este sábado no Centro de Artes de Sines
A primeira iniciativa do ano no Centro de Artes de Sines acontece este sábado, 6 de janeiro, às 15h00, com a apresentação do livro "O Cante Alentejano no Cancioneiro do Padre Marvão: O Encantamento Feminino na Voz do Cantador", de Clara Santa Rita.
A apresentação do livro será seguida de atuação do Grupo Coral “Os Compadres do Prosas”.
O Cante Alentejano deixou uma herança na cultura portuguesa. É, desde novembro de 2014, Património Cultural e Imaterial da Humanidade, data em que a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) reconheceu a sua singularidade cultural, tal como já tinha sucedido ao fado em 2011.
O livro a apresentar, baseado num trabalho universitário da autora, debruça-se sobre o "Cancioneiro Alentejano: corais majestosos, coreográficos e religiosos do Baixo Alentejo", obra publicada em 1955 pelo Padre António Alfaiate Marvão, nascido em Amareleja no ano de 1903.
O Cancioneiro reúne líricas e pautas musicais de mais de duas centenas de modas, profanas e religiosas, recolhidas pelo Padre durante cerca de três décadas junto dos seus conterrâneos alentejanos.