A poesia de Manuel da Fonseca dá o mote para dois ‘Malteses’ subirem aos palcos do LITORAL EmCena, num espetáculo do GATO SA, grupo de teatro de Vila Nova de Santo André.

O espetáculo, criado e encenado por Mário Primo, foi levado à cena pela primeira vez em 2019, sendo agora apresentada uma versão aumentada e renovada, com música ao vivo de Alexandre Pintassilgo, da Academia de Música do Litoral Alentejano, e uma introdução à obra de Manuel da Fonseca pelo Dr. João Madeira.

Em palco, para além do músico Alexandre Pintassilgo, vão estar os atores Raul Oliveira e Rogério Bruno, que interpretam dois ‘malteses’ que se encontram à noite num descampado e interagem evocando situações das suas vidas errantes, das memórias da família perdida, das mágoas, das brigas e do destino que os fez malteses do Alentejo.

O espetáculo resulta de uma colagem de textos poéticos da autoria de Manuel da Fonseca, selecionados e reunidos em torno da personagem do “Maltês”, uma figura recorrente tanto na obra poética, como na prosa do autor.

Campaniços, mendigos, vagabundos e malteses são homens em conflito com um espaço físico e social adverso, a quem Manuel da Fonseca investe de coragem e resistência dando-lhes uma dimensão heroica. São homens que, apesar de todas as dificuldades e privações por que passam, conservam uma dignidade, uma força e uma ânsia de liberdade acima de tudo na vida. São homens insubmissos para com as injustiças e dignos de exaltação.

O GATO SA é a companhia ‘da casa’, que impulsionou a criação da AJAGATO, associação criada em 1999 para apoiar o grupo de teatro em atividade desde 1988 e contribuir para desenvolver dinâmicas e projetos teatrais de maior envergadura e que promove atualmente o LITORAL EmCena.

“Malteses” vai ser apresentado em 15 sessões, algumas direcionados para escolas, outras para o público em geral, sempre de acesso gratuito e recomendado para maiores de 6 anos. As datas seguintes serão anunciadas em breve.