Mergulhadores da Marinha inativam dois engenhos explosivos em Troia
A equipa de prontidão de inativação de engenhos explosivos, nomeadamente, a equipa de Destacamento de Mergulhadores Sapadores da Marinha, foi acionada ontem, dia 10 de abril, para desativar dois engenhos explosivos de fósforo Marine Marker, encontrados junto às ruínas do Palácio Sotto Mayor em Troia, um durante a amanhã e outro ao final da tarde.
No local, os mergulhadores do Destacamento de Mergulhadores Sapadores n°1, em coordenação com a Autoridade Marítima Local, avaliaram a situação destruíram o primeiro engenho através de abertura e queima do material inflamável.
O segundo engenho explosivo foi encontrado no mesmo local, no final da tarde, pelos mergulhadores da Marinha, que estavam a verificar a segurança do local com drones. Este engenho foi inativado às 22h50.
A Marinha apela à população, para que sempre que sejam encontrados engenhos deste tipo, os mesmos não deverão ser removidos, devendo-se alertar de imediato as autoridades locais, e manter-se afastado do local para a sua segurança.