O Moinho de Vento de Odemira é visitável todos os dias úteis, no horário 09.00/12.00 e 13.00/17.00 horas. Aqui o público pode ter contacto com o processo tradicional de moagem do cereal, com a possibilidade de aquisição de farinha de milho e trigo. O Moinho da Longueira abre as suas portas também de segunda a sexta-feira, no horário 09.00/12.00 e 13.00/16.00 horas. São ambos património do Município de Odemira. As entradas são gratuitas.

No dia 9 de Abril, sábado, a Junta de Freguesia de Longueira/Almograve promove uma Tarde Cultural no Moinho de Vento da Longueira, entre as 14.00 e as 18.00 horas, com animação musical pelo grupo Brasa Doirada e apontamentos de gastronomia tradicional com papas de milho e filhós confecionadas no local. Em paralelo será comemorado o Dia Mundial da Atividade Física.

Assinalado a 7 de abril, o Dia Nacional dos Moinhos foi criado pela Rede Portuguesa de Moinhos com o objetivo de despertar a atenção da população para o inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais, bem como motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, autarquias, museus, associações, investigadores, molinólogos e amigos dos moinhos para a sua salvaguarda e divulgação.