Monumento Megalítico do Lousal vai ser Reabilitado num Projeto de Arqueologia Comunitária
A Câmara de Grândola vai avançar com um projeto de reabilitação e escavação do monumento megalítico do Lousal, para "devolver à sociedade o usufruto pleno" do conjunto.
O projeto foi apresentado publicamente no passado dia 1 de julho e, segundo a autarquia, visa "permitir a visitação livre e desimpedida ao local e facilitar a leitura e compreensão da monumentalidade do conjunto, possibilitando assim o seu usufruto social e pedagógico".
"Com esta solução, que inclui a construção de um novo passadiço de acesso, o sítio arqueológico irá também beneficiar de um enquadramento paisagístico e visual mais harmonioso com o entorno natural", acrescenta.
De acordo com a Câmara de Grândola, a escavação, que irá decorrer até 28 de julho, "tem uma componente de arqueologia comunitária", dado ser realizada pelos técnicos do setor de património da autarquia com jovens do concelho, no âmbito do projeto municipal "Bora Lá Bulir" e aberto à população.
Recorde-se que o monumento megalítico do Lousal foi escavado em 1952 por uma equipa dos então denominados Serviços Geológicos e Mineiros, dirigida por Octávio da Veiga Ferreira, e se encontra classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1990.