Município de Grândola assume a partir de hoje a transferência de competências na área da ação social
O Município de Grândola assume a partir de hoje, dia 3 de abril de 2023, a transferência de competências na área da ação social para as autarquias e entidades intermunicipais.
Assim, o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) e a coordenação do Núcleo Local de Inserção e da equipa responsável pela celebração e acompanhamento dos contratos de inserção dos beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI) passarão a ser assegurados pelo município.
O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social é uma resposta que assegura o atendimento e o acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como em casos de emergência social e passará também a funcionar de forma descentralizada nas freguesias do concelho, além da sede de concelho, numa perspetiva de proximidade à população, facilitando o acesso dos munícipes ao serviço.
A coordenação do Núcleo Local de Inserção e da equipa responsável pela celebração e acompanhamento dos contratos de inserção dos beneficiários de Rendimento Social de Inserção passará a estar sediada no concelho de Grândola, de modo que se promova uma maior proximidade às famílias acompanhadas, bem como uma maior eficácia do trabalho desenvolvido.
A autarquia de Grândola, enquanto entidade mais próxima dos cidadãos, tem uma responsabilidade bastante importante na área da ação social e continuará a investir em medidas de proteção dos grupos mais vulneráveis e na promoção da melhoria das condições de vida e bem-estar das populações.