Foto: CM Odemira

O primeiro dia iniciou com uma reunião entre o Presidente da Câmara Municipal de Odemira (Hélder Guerreiro), os vereadores Ricardo Cardoso, Raquel Vicente e Silva, Pedro Ramos e Isabel Palma Raposo, e os Presidentes das Juntas de Freguesia de Luzianes-Gare (Teresa Bernardino), Santa Clara-a-Velha (Fernando Peixeiro) e Sabóia (Fernando Guerreiro), para avaliação da evolução dos assuntos tratados na primeira visita aos territórios no âmbito da Semana Aberta, com a participação de Amâncio Piedade, Secretário da Assembleia Municipal.

A tarde iniciou com uma visita à empreitada de reabilitação e ampliação da Extensão de Saúde de Sabóia, acompanhada pelo Conselho de Administração da ULSLA, entidade responsável pela obra, e pelo Deputado da Assembleia da República Pedro do Carmo. De salientar que esta obra representa um investimento de cerca de meio milhão de euros na melhoria das condições de saúde nesta freguesia, financiada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

De seguida, seguiu-se uma visita à ETAR de Sabóia, momento que contou com a presença de ativistas em defesa do meio ambiente do grupo Mira Volta, considerando o processo em curso de melhorias nesta infraestrutura, gerida pela empresa Águas do Alentejo, assim como na recuperação e valorização da galeria ripícola da Ribeira do Ameixial e do Pego da Borrachinha.

Ainda no decorrer da tarde, foi visitada a empreitada da antiga Moagem de Sabóia, um novo espaço de trabalho partilhado e multiusos que pretende dotar esta zona do território de Odemira de novas respostas para população que trabalha remotamente e espaço físico para desenvolver a sua atividade profissional devidamente dotada de recursos e tecnologia.

O dia terminou com uma reunião com os clubes e associações das freguesias, para perceber as suas expetativas e projetos, cujo trabalho é fundamental para a dinamização dos territórios.   

Esta iniciativa decorre do programa de governação “Odemira 21_25”, que pretende promover uma gestão autárquica mais próxima e participada.