Segundo Sónia Gonçalves, vereadora da C.M. de Santiago do Cacém, “os dois edifícios transformaram-se em espaços abertos a atividades culturais diversas criando novas dinâmicas no interior do concelho”.

A responsável pela cultura afirmou também que “estes espaços acolherem ao longo do ano uma programação periódica e muito variada desde a música ao teatro passando pelas exposições até às atividades para os jovens e os idosos”.

“Verificamos que espetáculo após espetáculo, atividade após atividade os auditórios estão praticamente cheios, estamos a falar de 2500 espetadores não só de Alvalade e Ermida-Sado, mas também de outras freguesias que agradados pela programação se deslocaram a estes equipamentos” acrescentou Sónia Gonçalves.

Recorde-se que o edifício do antigo cinema de Alvalade, inaugurado a 6 de abril, foi adquirido pela Câmara Municipal e o espaço conta com um salão principal com 122 lugares amovíveis, camarins, zona para exposições, um bar e um pequeno anfiteatro no exterior.

 O Cine Teatro Vitória – Artur de Sousa Pinto, em Ermidas-Sado, doado pela família de Artur de Sousa Pinto ao Grémio Ermidense, foi inaugurado dia 20 de abril, dispõe de 229 lugares, com mais cinco para mobilidade reduzida, uma zona para exposições, um bar e um pequeno anfiteatro no exterior.

O primeiro ano de abertura dos dois equipamentos foi assinalado no Auditório Municipal de Alvalade com o espetáculo, dia 6 de abril, dos Bandidos do Cante, e no Cine Teatro Vitória – Artur de Sousa Pinto, em Ermidas-Sado, dia 19 de abril, com o concerto de Diogo Zambujo.