Para o ano letivo de 2024/2025 a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, tendo em consideração a implementação do Sistema GIAE para faturação de Refeições Escolares em todos os Agrupamentos de Escolas do Município, decidiu suportar os custos com todas as taxas relativas aos carregamentos realizados por multibanco pelos pais/encarregados de educação das crianças e alunos do Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos carregamentos de 20,00€ e de 35,00€.

A Autarquia realizou no Jardim de Infância de Ermidas-Sado obras de remodelação profundas, numa empreitada de 140 mil euros.

Na Escola Básica de Santa Cruz foram, também, realizadas obras de remodelação e a criação de uma sala para o Pré-Escolar. Esta escola, após o seu encerramento no ano de 2022, volta a receber alunos neste ano letivo, abrindo com uma turma do 1.º ano do 1.º ciclo.

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém irá, pela primeira vez, oferecer um kit de material de desgaste a todos os grupos e turmas da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB), correspondente a um investimento de 7 mil e 300 euros. Mantém-se a oferta das fichas de atividades que chegam a 1053 alunos do 1.º Ciclo com um custo na ordem dos 40 mil euros.

São beneficiários das Medidas de Ação Social Escolar 150 crianças da Educação Pré-Escolar e 300 alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estes auxílios económicos estendem-se às refeições, material escolar e visitas de estudo, estimando-se um investimento de 13 mil euros.

A Rede Pública de Educação Pré-Escolar e de Atividades de Animação e Apoio à Família no Município tem uma cobertura territorial de 100%. Significa que todas as freguesias têm resposta pública de jardim de infância e respondem às necessidades, até ao momento, de 523 crianças/famílias, distribuídas por 16 Jardins de Infância num total de 29 salas educativas.

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém garante de forma gratuita as Atividades de Animação e Apoio à Família com o acolhimento das crianças das 08h30 às 18h30. A valência é assegurada por 65 funcionárias da autarquia, entre Assistentes de Ação Educativa e Assistentes Operacionais. A prestação desse serviço representa um investimento anual de mais de 900 mil euros.

Quanto aos transportes escolares são assegurados 40 circuitos especiais, a partir do 1.º Ciclo do Ensino, em toda a área do Município. A Autarquia assegura, ainda, a totalidade do valor dos passes escolares em transporte público aos alunos do Concelho, o que representa um investimento na ordem dos 232 mil euros.

No que respeita aos refeitórios escolares, e na sequência do trabalho iniciado no ano letivo anterior, a autarquia assumiu a gestão dos dois últimos espaços que se encontravam concessionados a empresas, na EB Frei André da Veiga em Santiago do Cacém, e EB n.º 1 em Santo André. Estima-se um encargo anual da ordem dos 106 mil euros com estes dois refeitórios que se prevê venham a servir cerca de 77.500 refeições, no presente ano letivo. A estes dois refeitórios juntam-se mais nove e três salas de refeições, que preparam e fornecem cerca de 265.000 refeições por ano, traduzindo-se num investimento na ordem dos 900 mil euros, a que se somam os melhoramentos das condições dos vários refeitórios escolares com a aquisição de equipamentos, no valor de 55 mil euros.