Um desfibrilhador automático externo é um dispositivo médico portátil que em situações de paragem cardiorrespiratória analisa o ritmo cardíaco e, nos casos indicados, aplica um choque elétrico com o intuito de se restabelecer um ciclo cardíaco normal e evitar assim a morte da vítima.

O programa agora em implementação consiste não só na disponibilização dos equipamentos, como na formação de trabalhadores capazes de assegurar manobras de suporte básico de vida e desfibrilhação nos primeiros minutos após a ocorrência de uma paragem cardiorrespiratória e até à chegada do 112.

Depois do Estádio Municipal, a implementação do programa vai prosseguir, faseadamente, com a formação de pessoal e a instalação de desfibrilhadores no Pavilhão Multiusos, Pavilhão dos Desportos e Piscina Municipal Carlos Manafaia.

Até ao início do próximo ano letivo, o programa será estendido às Escolas Básicas n.º 1, n.º 2 e n.º 3 de Sines e à Escola Básica de Porto Covo.

Na sua visita ao Estádio Municipal, o vice-presidente Fernando Ramos afirmou:"O programa de Desfibrilhação Automática Externa destina-se a defender o que há de mais precioso: a vida humana. Começamos pelo Estádio Municipal, pois foi o primeiro local onde se reuniram as condições de formação dos socorristas. Não bastam os aparelhos, é preciso quem os saiba operar. Este é um recurso fundamental para responder a qualquer situação que possa acontecer e também mais um passo para a subida de nível de certificação do Vasco da Gama AC, o que muito nos apraz registar."