Município de Sines e Santa Casa da Misericórdia colaboram no atendimento social
O presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, e o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Sines (SCMS), Eduardo Bandeira, formalizaram a 27 de março, em protocolo assinado nos Paços do Concelho, os termos do funcionamento do novo Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS).
A coordenação do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) é uma das novas competências em matéria de ação social assumidas pelo município de Sines no âmbito da transferência de competências da administração direta do Estado.
Nos termos do protocolo, o município coordena o serviço, mas a execução fica a cargo da Santa da Casa da Misericórdia de Sines, que já tem experiência no atendimento a este público-alvo, fruto de um protocolo celebrado com o Instituto da Segurança Social.
O SAAS - Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social funciona nas instalações da Santa Casa, todos os dias úteis, das 10h00 às 17h00, e tem por objetivos, entre outros, informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação, apoiar em situações de vulnerabilidade social e prevenir situações de pobreza e exclusão social.
Para desenvolvimento desta resposta social, o Município presta apoio técnico e atribui uma comparticipação financeira à SCMS.