O Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, referiu que este projeto foi proposto pela autora à autarquia, que prontamente, deu todo o apoio a este trabalho "extraordinário" para que fosse possível a sua concretização, que decorreu durante oito meses.

Pedro Beato, representante da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, confidenciou a todos os presentes que este é um "trabalho único em todo o Caminho de Santiago, no nosso território" e lançou um desafio à autora para a realização de novos trabalhos na rota dos Caminhos de Santiago.

Madalena Palminha ofereceu estre trabalho à cidade de Santiago do Cacém e ao Caminho de Santiago Central do Alentejo. Para a autora, também ela peregrina, este foi o trabalho da sua vida que dedica, também, aos seus pais.

Na sua intervenção fez questão de agradecer a todos e a todas que colaboraram na concretização deste projeto. Esteve também presente na inauguração a Presidente da União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra. O grupo À Cante Alentejano Vozes D'Além Tejo, presentearam os presentes com as suas "modas".

A iniciativa teve início com a realização de um troço dos Caminhos de Santiago, entre a Aldeia dos Chãos e o mural, por caminhantes cavaleiros e praticantes de BTT, representando várias maneiras de se percorrerem os Caminhos.