Nuno Mascarenhas preside ao conselho regional da CCDR Alentejo
O presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, foi hoje eleito, em Évora, o novo presidente da Comissão Permanente do Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).
Como vice-presidente foi eleito o presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, e como vogal a presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermilinda Carvalho.
Nuno Mascarenhas considerou a sua eleição como "uma grande responsabilidade" e elegeu como grandes desafios para o Alentejo nos próximos anos as "transições energética e digital", mostrando-se confiante de que "com coesão entre todos e uma estratégia bem implementada no terreno se vai conseguir valorizar ainda mais este território".
Na mesma reunião, Carlos Teles, presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, foi eleito representante da região no Conselho Económico e Social.
A sessão encerrou com a apresentação das linhas gerais do PO Alentejo 2030 pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
O Conselho Regional é um órgão consultivo da CCDR Alentejo, onde têm assento os mais representativos agentes locais e regionais, como presidentes de Câmara, representantes das freguesias na área geográfica de atuação da CCDRA, representantes de universidade e institutos politécnicos, representante de cada entidade com assento na comissão permanente de concertação social do Conselho Económico e Social, representantes de entidades regionais de turismo, representantes das organizações não-governamentais do ambiente, representantes das agências de desenvolvimento regional, representante das associações de desenvolvimento local, representante das associações cívicas com expressão regional e duas individualidades de reconhecido mérito na região.