O Monte do Paio na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha recebe neste fim de semana a Feira OBSERVANATURA
Serão dois dias de palestras, mesas redondas, percursos guiados por especialistas em diferentes áreas que darão a conhecer os valores naturais deste território, com visitas temáticas que passarão pela observação de aves, aos cogumelos, insetos ou pela descoberta da flora, vegetação e habitats da Lagoa da Sancha. Inclui, ainda, atividades como andar de bicicleta ou passear a cavalo, assistir a uma sessão de anilhagem de aves, à libertação de uma ave recuperada pelo CRASSA, e muitas mais.
Presentes na feira estarão ainda Tiago Hacke, conhecido pintor que irá dar vida às paredes do Monte do Paio com as suas pinturas murais, e Luca Garcia, um jovem artista espanhol, que irá criar uma ave, a partir de metal proveniente de fábricas e empresas de sucata.
As oficinas pedagógicas dedicadas aos mais novos também farão parte do programa e passarão pelo ensino de técnicas de desenho de aves, pela explicação do porquê dos mamíferos e répteis marítimos darem à costa, ou pelo dar a conhecer o que comem alguns animais silvestres ou como se faz pão.
Mas a oferta não fica por aqui, uma vez que no domingo de manhã, teremos ainda um mercadinho de produtos locais. A oferta gastronómica também marcará presença e ficará a cargo do Chef David Vitorino, que no sábado, dia 4 de novembro, a partir das 12h00, recriará a tradicional cocaria com um jantarinho de grão e vagens. Nessa tarde, pelas 16h00, integrada no 7.º Festival Gastronómico da Lagoa de Santo André, o Chef irá confecionar uma caldeirada de peixe.
No domingo, dia 4 de novembro, a paella à moda valenciana é a sua oferta de almoço.
A OBSERVANATURA é uma organização do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, dos Municípios de Santiago do Cacém e de Sines, com o apoio da Águas de Santo André S.A., da AICEP GlobalPArques, do Turismo do Alentejo e Ribatejo, ER e da Junta de Freguesia de Santo André.