Uma intervenção conjunta da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu.

Na  inauguração estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém,  Álvaro Beijinha e a Presidente da União de Freguesias, Isabel Contente.

A inauguração esteve integrada no programa dos três dias de festa que a SRFUA, que a Sociedade quis recuperar, uma vez que a sede da coletividade foi outrora à história da Igreja da Nossa Senhora do Monte.  Segundo os Anais do Município a Igreja da Senhora do Monte foi construída um pouco antes de 1530, por João Estaço, Cavaleiro da Ordem de Santiago.

Esta igreja foi edificada sob a invocação de Nossa Senhora da Natividade, que se festejava a 8 de Setembro de cada ano. Com o rodar dos anos, o tempo foi degradando o edifício, até ficar em ruínas, acabando por ser demolido por volta de 1920.

 Em seu lugar foi construída a Escola Primária da Senhora do Monte, hoje sede da Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística.