De acordo com a autarquia, a empreitada "visa o reforço da centralidade desta área e a reabilitação das infraestruturas de abastecimento de água, águas residuais e saneamento", assim como "a redefinição da rede de recolha de resíduos sólidos urbanos, melhoria da acessibilidade e funcionamento, melhoria da iluminação pública e soluções de eficiência energética".

Os trabalhos no núcleo antigo de São Teotónio incluem ainda a "adequação do espaço público para potenciar a sua fruição, organização do tráfego automóvel e criação de bolsas de estacionamento", com o objetivo de adequar esta zona "ao lugar simbólico que ocupa na vila e nos respetivos habitantes".

Nesse âmbito, serão intervencionadas a Avenida das Escolas e o acesso Norte da vila (com a requalificação da envolvente aos edifícios da Escola Primária como continuidade do Parque Ribeirinho), a Rua 25 de Abril e limites do núcleo antigo, Largo Gomes Freire/Quintalão e criados estacionamentos periféricos ao núcleo antigo.

Já a obra do parque ribeirinho "incluirá a reabilitação das margens e galeria ripícola, reforço da vegetação autóctone e valorização da estrutura ecológica do local".

Nesta zona serão igualmente melhorados os acessos "entre a área norte e zona de equipamentos com o núcleo antigo", criadas "bolsas de estacionamento e de espaços de circulação e estadia acessíveis e seguros, permitindo a fruição junto à linha de água", acrescenta a Câmara de Odemira.

Fonte: Jornal SUDOESTE