A cerimónia está agendada para as 17h00 e contará com as presenças, além do bispo de Beja, do autarca António Figueira Mendes, do padre Manuel António do Rosário e da diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

Segundo a Câmara de Grândola, a Igreja Matriz, datada de finais do século XIV, fica situada no centro histórico da localidade e está classificada como Monumento de Interesse Público.

Ao longo dos últimos anos, o imóvel "tem vindo a receber intervenções de restauro de todo o seu património", sendo que nesta ação de conservação e restauro, a cargo do Atelier ArteRestauro, se incidiu sobre o guarda-vento, "com tratamento dos vitrais existentes nas portas laterais e centrais, balaustrada do coro-alto e respetiva porta de acesso".

"Foram também alvo de intervenção as pinturas murais localizadas nas paredes da capela-mor e nas ombreiras das portas, lateral e principal, estas últimas descobertas recentemente", acrescenta a autarquia.

A Câmara de Grândola revela ainda que o projeto incluiu "o restauro de um conjunto de pinturas em madeira da Paróquia de Santa Margarida da Serra".

Todos estes trabalhos foram desenvolvidos no âmbito de uma candidatura ao programa operacional Alentejo 2020.