Para o dia 1 de abril estão agendadas a 1.ª etapa da Taça de Portugal Paraciclismo, pelas 14.00 horas e a 1.ª etapa da Taça de Portugal de Ciclismo Juniores, pelas 15h00, ambas com início na Zambujeira do Mar, num percurso contrarrelógio individual de 23,4 km.

Para a manhã do dia 2 de abril estão agendadas a 2.ª etapa da Taça de Portugal de Ciclismo Juniores e a 2.ª etapa da Taça de Portugal Paraciclismo.

A 2.ª etapa da Taça de Portugal de Ciclismo Juniores terá início pelas 10.20 horas, com partida simbólica na Avenida Marginal em Vila Nova de Milfontes e meta na vila de Odemira, num percurso de 129 km.

A 2.ª etapa da Taça de Portugal Paraciclismo será realizada na localidade de Boavista dos Pinheiros, a partir das 11.00 horas.  

A organização pertence à Federação Portuguesa de Ciclismo, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e do Município de Odemira.

O Troféu José Poeira presta homenagem ao odemirense que ingressou no ciclismo em 1977, construindo uma carreira de sucesso na competição e que é atualmente o Selecionador Nacional das categorias Elites, Sub-23, Juniores e Cadetes.