Odemira recebe a partir de hoje o seminário internacional de cinema documental
Filmes, debates, instalações, performances sonoras e sessões de escuta são algumas das atividades do programa da edição deste ano do Doc's Kingdom - Seminário Internacional de Cinema Documental, que vai decorrer na vila de Odemira a partir desta terça-feira, 19.
A iniciativa, que se prolonga até sábado, 23, é promovida pela Apordoc - Associação pelo Documentário, com financiamento do ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual/ Ministério da Cultura e o apoio do Município de Odemira, e tem este ano como tema "Formas de Escutar" ("Ways of Listening", em inglês), com curadoria de Stoffel Debuysere.
Curador de cinema, artes sonoras e audiovisuais, Stoffel Debuysere é programador da plataforma Courtisane para artes cinematográficas e audiovisuais e docente/investigador na KASK School of Arts, na cidade belga de Gent. De acordo com a organização do Doc's Kingdom, a sua pesquisa atual "está focada na política da banda sonora".
Em 2024, o programa do evento "pretende contrariar o tradicional foco na visualidade, desenvolvendo perspetivas críticas sobre o documentário a partir do prisma do som".
"A fim de imaginar e questionar as possibilidades e implicações políticas e éticas do sonoro, esta edição do Doc's Kingdom será um espaço de estudo coletivo muito além do olhar: um espaço para ver, ouvir e redescobrir o cinema a partir da escuta", acrescenta a mesma fonte.
Ao longo destes cinco dias, serão vários os artistas e cineastas a passar por Odemira, entre os quais Trinh T. Minh-ha, Ernst Karel, Matilde Meireles, Alison O´Daniel, Susana de Sousa Dias ou a dupla Trevor Mathison & Gary Stewart.