Nesse sentido, as propostas vencedoras da edição de 2025 do OP serão integradas no orçamento da Câmara Municipal do ano seguinte, estando assegurada "a concretização de pelo menos um projeto numa freguesia com menos de 1.500 habitantes, entre as propostas mais votadas".

A fase de apresentação de propostas, no valor máximo de 75 mil euros cada, decorre até ao próximo dia 31 de maio, podendo ser efetuada online, através da página www.op.cm-odemira.pt, ou presencialmente durante os Encontros de Participação nas Freguesias.

Segundo a autarquia, "as propostas, de natureza material ou imaterial, devem enquadrar-se nas áreas de competência do município e respeitar o limite orçamental definido". Depois, e "à semelhança das edições anteriores, a votação decorrerá no mês de setembro".

A Câmara de Odemira refere que "a participação é um dos pilares fundamentais" do seu programa de governação para 2021-2025, "sustentado pelo Ecossistema Participativo, que promove uma cidadania ativa e informada".

A autarquia acrescenta que o OP foi lançado em 2011, sendo "um exemplo de participação em Portugal, sendo o processo participativo mais antigo e ininterrupto do país" e "uma referência de proximidade, transparência e oportunidade para a construção de um território mais participativo e dinâmico".