Antes de iniciar uma viagem, verifique se os pneus estão em bom estado de conservação e pressão. Verifique se o sistema de iluminação e sinalização estão em boas condições de funcionamento e assegure-se do bom funcionamento do sistema de travagem, do limpa para-brisas e do estado de conservação das escovas.

Durante a condução, adote uma condução defensiva, aumente a distância de segurança entre veículos e respeite os limites de velocidade.

Tenha também especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias, garanta que tem os vidros desembaciados e circule com as luzes acesas.

Conduza com cuidado e adapte sempre a sua condução às condições atmosféricas e da via.

Os episódios típicos das estações de transição, com a ocorrência das primeiras chuvas, são propícios à ocorrência de inundações e podem gerar instabilidade nos solos, devido à infiltração da água, com principal impacto nas áreas afetadas pelos incêndios rurais.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recorda que o seu impacto pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, tais como:

Garanta a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;

Garanta uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;

Tenha especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;

Não atravesse zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.

Adapte a condução. Reduza a velocidade. Tenha especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.