A homenagem foi organizada por amigos e camaradas de partido de Carlos Amândio, no dia do seu 65º aniversário, e contou com a presença de muitos convidados, incluindo membros do Governo, deputados, dirigentes partidários e associativos, amigos e familiares do homenageado.

Durante o jantar, foram feitas diversas intervenções de personalidades ligadas ao percurso de Carlos Amândio, tendo sido destacada a trajectória do homenageado na política e a sua dedicação às causas que defendeu, a firmeza de carácter e o compromisso com as suas convicções.

Durante a homenagem, foram ainda recordadas algumas frases marcantes de Carlos Amândio, que evidenciam a sua sensibilidade social e a sua preocupação com as questões ambientais, bem como o seu empenho na luta pelos direitos e interesses da população da região.

Algumas das suas palavras ficaram gravadas na memória de muitos, como quando afirmou “que em política, embora eles possam ajudar, os números não são tudo”, referindo-se ao sector da suinicultura, ou quando disse que “só temos esta terra e temos de preservá-la”, abordando o problema da água e do tratamento de águas residuais em Sines.

Foi Carlos Amândio quem apresentou a iniciativa para a criação da freguesia de Vale de Água.

O evento também celebrou o compromisso de Carlos Amândio com as causas que defendia, como demonstrado no gesto simbólico que protagonizou em conjunto com Agostinho Moleiro e Gavino Paixão, na Assembleia da República em 1998, quando protestou contra o mapa da regionalização proposto para o Alentejo erguendo uma corda ao pescoço.

A homenagem a Carlos Amândio foi “um momento emocionante e marcante para todos os presentes, que tiveram a oportunidade de prestar o merecido reconhecimento a um homem que dedicou grande parte da sua vida ao serviço público e à defesa das causas em que acreditava”.

O PS de Santiago do Cacém, destaca a “importância de reconhecer e homenagear aqueles que dedicam a sua vida a servir os outros e trabalhar para o bem comum. Agradecemos a Carlos Amândio por tudo o que fez pela nossa região, pelo nosso país e pelo Partido Socialista. A iniciativa vem demonstrar a nova dinâmica e pujança do PS de Santiago do Cacém.”.