A iniciativa começou com uma reunião e visita à Barragem de Campilhas, em conjunto com a Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado.

Durante a visita, foram debatidas as consequências da seca para a região e foram identificadas possíveis medidas para mitigar o impacto da falta de água nas atividades agrícolas e no abastecimento público.

Nos contactos em Odemira abordaram-se as questões relacionadas com a água destinada ao consumo humano e à agricultura.

Foi abordada situação da barragem de Santa Clara, tendo avaliado as necessidades imediatas e as medidas que devem ser implementadas para garantir o fornecimento adequado de água para todas as necessidades.

O PCP reiterou as propostas do Partido em defesa da “água, dos agricultores e da população”.

O PCP defende a implementação de um conjunto de medidas com objectivo da preservação e a gestão sustentável dos recursos hídricos. Entre as propostas destacam-se “o aumento dos investimentos na construção de infraestruturas de captação e armazenamento de água, a promoção de práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis e a criação de mecanismos de apoio aos agricultores afetados pela seca”.

O PCP considera fundamental, a adoção de “políticas que valorizem a água como um bem público, essencial para a vida e para o desenvolvimento da região e do país. O PCP continuará a acompanhar a situação da seca na região e a lutar pela implementação das medidas necessárias para garantir o acesso justo e equitativo à água, salvaguardando os interesses dos agricultores e da população em geral”.