Petrogal apoia com 217 mil euros anuais a comunidade de Sines
A Petrogal e o Município de Sines assinaram no dia 29 de setembro, nos Paços do Concelho, protocolos relativos ao apoio da empresa à comunidade local nos anos de 2021, 2022 e 2023.
O objetivo da Petrogal com estes apoios é contribuir financeiramente para o desenvolvimento e apoio social, ambiental, educativo, científico e cultural da comunidade de Sines.
Os apoios representam um valor global de 651 mil euros, correspondentes a 217 mil euros em cada um dos três anos abrangidos pelo protocolo.
Na área social, as entidades e projetos apoiados são a Associação Caboverdeana de Sines e Santiago do Cacém, A Gralha - Associação para o Desenvolvimento Porto Covo, dois projetos da Santa Casa da Misericórdia de Sines (Lar Âncora e Centro de Apoio à Vida "Mãe Sol"), a Missão Coragem e a Associação dos Bombeiros Voluntários de Sines.
Nos domínios da cultura, desporto e saúde, são apoiados a Resgate – Associação de Nadadores-Salvadores do Litoral Alentejano, a Associação Prosas - Projeto Sénior de Artes e Saberes de Sines, a Associação de Caçadores do Concelho de Sines, a Associação Recreativa de Dança Sineense, a Academia de Ginástica de Sines, o Andebol Clube de Sines, o Clube de Natação do Litoral Alentejano, o Ginásio Clube de Sines, o Hóquei Clube Vasco da Gama, a Independentes Futsal Associação, a Associação do Carnaval de Sines, o Vasco da Gama Atlético Clube e a Associação PROARTES de Sines
Nas áreas do ambiente e da natureza, a Petrogal apoia o Centro de Recolha Oficial de Animais (projeto da Câmara Municipal de Sines) e a Associação 4 Patas.
Na cerimónia de assinatura dos protocolos, o presidente da Câmara, Nuno Mascarenhas, agradeceu à Petrogal pela vontade de apoiar o associativismo local.
“Sabemos das dificuldades por que estas entidades passaram nos últimos anos, com a pandemia, a guerra e a inflação. Este apoio da Petrogal, e o sinal que dá, é muito importante para as instituições”, disse o autarca.
Cristina Cachola, diretora de Refinação da Galp Energia, agradeceu o apoio da autarquia na construção do protocolo e lembrou o facto de que terem passado em setembro 45 anos desde o início da operação da refinaria de Sines.
“Orgulhamo-nos da nossa história e do nosso futuro, com os investimentos recentemente anunciados em energias verdes. Orgulhamo-nos também do que tem sido a nossa presença no meio local. Queremos continuar a ser uma empresa responsável e sustentável, perto da comunidade”, disse a representante da Galp.