No dia 15 de agosto de 1980, o navio petroleiro "Campeon" que se encontrava atracado no terminal petroleiro de Sines, teve uma explosão a bordo, que provocou vários mortos e feridos.

Na altura da explosão, segundo apurámos, uma parte da população estava na Feira de Agosto e outra parte acompanhava a Procissão de Nossa Senhora das Salas.

Segundo relatos da época, a situação provocou o pânico geral, e praticamente toda a população de Sines se deslocou para as zonas junto ao mar, local ideal para observar a catástrofe, como mostram as fotos da época publicadas pelo blogue Cabo de Sines.

Os meios de segurança e os bombeiros fizeram o melhor que sabiam e o que estava ao seu alcance, esta situação, despertou a consciência da "politica" de segurança nas empresas da região em especial as que trabalham com hidrocarbonetos.

Junto à ribeira em Sines, na Avenida Vasco da Gama encontra-se uma das hélices do navio "Campeon", que homenageia quem perdeu a vida nesta catástrofe e que ao mesmo tempo recorda o acontecimento.