PIMEL mostra o melhor do concelho de Alcácer do Sal até segunda-feira
A cerimónia de inauguração da XXXII PIMEL - Feira do Turismo e das Atividades Económicas, teve lugar na tarde de ontem no Pavilhão Gracieta Baião, sito no Parque Urbano 25 de Abril, em Alcácer do Sal.
A solenidade contou com as presenças, na mesa, do presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, da vereadora Ana Luísa Soares, do ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, do presidente do Conselho de Administração do Crédito Agrícola Mútuo de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo, Manuel Fura Jorge, e do presidente da direção da Associação de Agricultores de Alcácer do Sal, Francisco Vacas.
Uma intervenção do presidente do Município, Vítor Proença, antecedeu as restantes, perante uma plateia repleta que contou ainda com as presenças, entre outras, de José Manuel Santos, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, e de uma representante da embaixada da Hungria em Portugal.
Vítor Proença enalteceu, na intervenção, a “importância incalculável” desta 32.ª edição da PIMEL, dedicada aos 50 anos do 25 de Abril. O edil destacou o facto deste evento contar com “mais expositores (117 no total), 14 tasquinhas, um reforço nos pontos de fornecimento de comida e bebida e um programa muito forte no qual se destaca o regresso, quase três décadas depois, das Marchas Populares a Alcácer do Sal, e um cartaz musical em que cada artista de cada dia podia ser, sozinho, cabeça-de-cartaz do certame”. Concluiu afirmando que “a PIMEL procura traduzir o potencial económico, cultural e social deste importante município do Vale do Sado e do Litoral Alentejano”.
Com a abertura da feira, deu-se também início à animação de rua com a Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba (SFPMG - “Pazôa”), à vigência do espaço criança e do espaço jovem e aos batismos a cavalo com a Escola de Equitação “Entre Amigos - Atividades Equestres” (Herdade de Montalvo) no picadeiro da PIMEL. Estas atividades dão o mote para as atuações musicais no palco principal do certame (Palco PIMEL) com Calema (22h00), Boca Doce (00h00) e KX Connections – Djs Daniel K & Xinha (01h30).
A PIMEL vai também trazer a Alcácer o cantor Fernando Daniel amanhã (dia 22), o aguardado espetáculo Marchas Populares “Arte e Tradição” (na Praça de Toiros João Branco Núncio) no domingo e, na segunda-feira, Dia do Concelho, a cantora brasileira Paula Fernandes. Todos os espetáculos - à exceção do de domingo, que começa pelas 21 horas - têm início pelas 22 horas.
Os concertos do Palco PIMEL têm entrada gratuita. Para além destes espetáculos, o recinto do Parque Urbano irá receber os tradicionais Concursos de Mel, Doçaria e Petiscos, Exposição de Gado e Máquinas Agrícolas, animação, o Espaço Criança, o Espaço Jovem, as tradicionais tasquinhas, atividades equestres, e a Pimel Kid's Cup.
O foco da 32.ª PIMEL, este ano dedicada ao tema “50 anos do 25 de Abril”, incide nas atividades desempenhadas por entidades, associações, empresas e artesãos, relacionadas com os produtos endógenos, como o mel, o pinhão, a cortiça, o arroz, o sal, o azeite e o vinho, assim como a doçaria tradicional (conventual) e a gastronomia local.
A PIMEL é uma coorganização do Município de Alcácer do Sal, Associação de Agricultores e Caixa de Crédito Agrícola de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo e conta com cofinanciamento pelo Alentejo 2020 - Programa Operacional Regional do Alentejo.