Plano Municipal de Emergência e proteção Civil de Grândola foi desativado
A Comissão Municipal de Proteção Civil para 2021- 2025 aprovou, na 5ª feira, dia 7 de abril, durante a sua primeira reunião, a desativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Grândola (PMEPC), por considerar que deixaram de estar reunidos os pressupostos que motivaram a sua ativação em 17 de março de 2020.
Esta decisão, no seguimento da resolução do Conselho de Ministros (25-A/2022 de 18 de fevereiro de 2022) que determina para todo o território nacional continental o desagravamento de “situação de calamidade” para “situação de alerta” no âmbito da COVID-19, teve ainda em consideração a atual situação epidemiológica no concelho e os números da vacinação.
A medida poderá ser reavaliada caso a evolução epidemiológica assim o justifique. Na reunião, foram ainda apresentados os relatórios / balanço dos 2 anos de pandemia Covid 19 do Serviço Municipal de Proteção Civil, GNR, Bombeiros Mistos e Autoridade Local de Saúde – entidades que constituíram a Comissão de acompanhamento criada no âmbito do PMEPC.
A reunião foi presidida pelo Presidente da Câmara, António Figueira Mendes, que tal como o Vereador da Proteção Civil, Ricardo Costa, e os representantes das entidades da Comissão, enalteceu e destacou a forte colaboração, o trabalho em rede, o espirito de equipa e a união de esforços de todos aqueles que no nosso território estiveram envolvidos na gestão e no combate à pandemia da COVID 19.