A conferência, que conta com importantes personalidades da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) e expressa a preocupação comum destes países com a sustentabilidade, decorre no âmbito do Projeto GUARDIÕES, promovido pelo IPP, em parceria com o Fórum da Energia e Clima (FEC) e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA). 

“Debater a economia circular é debater a economia do futuro. Não podemos, numa população mundial crescente, continuar a retirar o ambiente da equação e a explorar recursos como se não houvesse futuro. Precisamos de debater como é que construímos uma economia que acabe com a palavra lixo, que respeite e preserve o patrimônio natural e os outros seres vivos. Para que isso se consiga é preciso terminar com a palavra lixo, os resíduos são matérias-primas de novos produtos que têm de entrar novamente nos ciclos de produção”, afirma Ricardo Campos, presidente do Fórum Energia e Clima, uma das três entidades fundadoras do Projeto Guardiões.

“Nesta Energy and Climate Summit vamos poder contar novamente com a academia, com as empresas e com os decisores e gestores públicos que juntos têm a solução para que, na Europa, se possa cumprir as metas da circularidade de uma economia que depende 90 por cento do exterior em matérias-primas críticas”, adianta o especialista.

Os painéis da conferência “Transição para a Economia Circular. O que nos falta?”, “Como introduzir a variável Ambiente na Economia do Futuro?” e “Processo, Inovação e Eco-design na nova Economia Circular” contam com a participação de políticos, empresários e especialistas preocupados com a temática da sustentabilidade, e serão moderados pelos jornalistas Alberta Marques Fernandes, Alexandre Brito e Tânia Paiva.  Luís Represas, Tito Paris, Don Kikas e Tonekas Prazeres oferecem concerto com entrada livre, junto ao lago do IPP, no dia 19 de abril, pelas 21h30.