Em parceria com a ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, o principal objetivo desta participação foi o de reforçar os contactos já encetados em edições anteriores, primordialmente no que diz respeito à promoção internacional da Agenda NEXUS. Para além da APS, estiveram ainda presentes em Singapura alguns dos parceiros do projeto, nomeadamente a Universidade de Aveiro, Universidade de Évora e a Seapower.

Pelo segundo ano consecutivo, o Porto de Sines foi convidado a integrar um Table Top Exercise na área da Cibersegurança, uma iniciativa do MPA – Maritime and Port Authority of Singapore, onde participam alguns dos portos que se assumem como uma referência neste domínio, a nível internacional, tais como Hamburgo, Los Angeles, Long Beach e Barcelona. Esta participação enquadra-se na recente inauguração da Port Cyber Arena, um projeto inovador no setor marítimo-portuário, que dotará o Porto de Sines da capacitação necessária no sentido de potenciar a ciber resiliência e resposta a ciber ataques, constituindo-se este projeto como uma ferramenta ao serviço do setor portuário e da logística nacional.

De destacar na edição deste ano, a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, que integrou o painel subordinado ao tema Navigating Global Maritime Trends, onde participaram ainda ministros congéneres da França, Países Baixos, Índia e Noruega. Paralelamente à realização do evento, o Secretário de Estado das Infraestruturas foi ainda recebido na PSA International, grupo ao qual pertence a PSA Sines, concessionária do Terminal de Contentores de Sines – Terminal XXI, tendo sido acompanhado pelo Presidente do Conselho de Administração da APS, Pedro do Ó Ramos, bem como pelos presidentes da APDL João Neves, e da APL e APSS, Carlos Correia. Durante a visita, houve espaço para o reforço do relacionamento institucional entre Portugal, nomeadamente Sines, e a PSA International, que aproveitou o ensejo para apresentar alguns dos projetos futuros.

A presença de Portugal num evento que reúne os principais players internacionais, naquele que é, a nível internacional o hub tecnológico por excelência na indústria do shipping vem reforçar o posicionamento do nosso país no setor, sendo que, no caso específico de Sines, contribui para o cumprimento da estratégia de internacionalização do porto e da Agenda NEXUS. De realçar ainda que Singapura se afirma como o principal hub de green bunkering a nível internacional, segmento com elevado potencial para o Porto de Sines, tendo em conta o processo de descarbonização e transição energética do porto, a par dos investimentos em curso na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines na área dos novos combustíveis, tais como a amónia verde, e-metanol ou Hidrogénio Verde.