Num painel multifacetado que pretendeu discutir o presente e futuro do setor marítimo em Portugal, o Presidente da APS ponderou sobre os desafios no processo de transição energética no porto, destacando a importância das ferramentas digitais em desenvolvimento no âmbito da Agenda NEXUS na concretização do plano estratégico do Porto de Sines, aliando o processo de transição energética e digital aos corredores logísticos servidos pelo Porto de Sines.

No que diz respeito à sustentabilidade energética, o plano estratégico do porto prevê uma série de investimentos na produção de energia solar, eólica e ‘offshore’ dentro da área portuária, no sentido de cumprir com o objetivo de, já em 2023, assegurar que 55% do total de energia produzida e consumida no porto é energia verde, enquanto em 2050 se pretende garantir os 100%.

José Luís Cacho salientou ainda o envolvimento e comprometimento de toda a comunidade portuária, industrial e logística de Sines, no sentido de acolher e desenvolver novos projetos na área dos novos combustíveis, tais como a amónia verde e hidrogénio verde, projetos estes que têm no porto uma solução única para a movimentação e manuseamento destes produtos.

O evento contou ainda com a participação do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, que abordou os principais desafios para Portugal no contexto Green Shipping.

A conferência internacional “Climate Green Shipping Challenges” foi promovida pela PSO Knowledge & Comunication, em parceria com a Secretaria de Estado e do Mar, e a consultora KPMG.