Conforme o estudo publicado por Theo Notteboom, referência no mercado marítimo-portuário, Sines consolidou a sua posição com um total de 1,9 milhões de TEU movimentados.

Em 2024, o Porto de Sines registou um crescimento de 16%, face ao ano de 2023, posicionando-se como o terceiro porto europeu com o maior aumento no volume de movimentação de contentores.

De realçar ainda que, para além de haver sido o melhor ano de sempre em volume de TEU movimentados, aproximando-se da marca dos 2M TEU, 2024 viu ainda reforçada a rede de conectividade do Terminal de Contentores com cinco novos serviços regulares, melhorando desta forma a solução logística oferecida por Sines aos importadores e exportadores ibéricos.
 
A nível global, os 15 principais portos da União Europeia movimentaram em 2024 um total de 76,8 milhões de TEU, o que representa um aumento de 5,9% em relação a 2023, recuperando, de forma global, face ao desempenho do ano anterior.

Entre os portos de maior destaque, encontram-se os três maiores da Europa: Roterdão, Antuérpia-Bruges e Hamburgo, que registaram um aumento de 4,4% no volume de contentores movimentados após um decréscimo de 7% em 2023, totalizando juntos 35,1 milhões de TEU.

De notar ainda o crescimento dos portos ibero-atlânticos, com um aumento de 14,2% e 18,5% na movimentação de TEU em 2024, nos portos de Valência e Barcelona respetivamente.

Em contraste, o Porto de Algeciras registou uma queda de 0,6%, impactado pela crise no Mar Vermelho e pelas mudanças da rede de transportes marítimos.
 
Em continuidade ao processo de expansão, o Terminal de Contentores do Porto de Sines tem vindo a implementar importantes melhorias nas suas infraestruturas, no âmbito dos investimentos da PSA Sines.

Este projeto de expansão visa aumentar a capacidade anual de movimentação de contentores no terminal, passando de 2,7 milhões de TEU para 4,2 milhões de TEU, consolidando o Porto de Sines como um dos principais eixos logísticos internacionais.