Há vários anos, e de forma consecutiva, que as praias do Concelho recebem estas distinções. Para a Câmara Municipal é gratificante ver reconhecido o trabalho desenvolvido, tendo em consideração que a preparação da candidatura começa em janeiro, e porque ter a Bandeira Azul hasteada é sinónimo de qualidade da zona balnear.

A Praia da Costa de Santo André recebeu, também, o galardão de Praia Acessível por reunir condições de acessibilidade, segurança, conforto, autonomia e independência às pessoas com mobilidade condicionada.

A Bandeira Praia Qualidade Ouro, atribuída pela Associação Ambientalista Quercus, tem como objetivo realçar as praias que ao longo de vários anos (oito neste caso) apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor) e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.

O hastear das bandeiras contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Albano Pereira, do Delegado de Saúde Pública de Santiago do Cacém, Joaquín Toro, acompanhados por técnicos da Agência Portuguesa do Ambiente, representada por Joaquim Cunha, pelo Comandante Local da Polícia Marítima, Capitão-de-fragata Rui Pedro Silva Filipe, e pelos representantes do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém, para além de valorizar a qualidade ambiental das praias, realiza ao longo de todo o ano ações cujo objetivo principal é o de educar para a conservação, proteção e melhor gestão dos ecossistemas marinhos e terrestres. Para 2022 a Autarquia desenvolveu 10 ações de Educação Ambiental, que apresentou à candidatura da Bandeira Azul, são elas: visitas à Quinta da Educação e Ambiente; 1.ª edição do Transalentejo Walking Festival; Horta.Come; Caminhada intergeracional – Passo a Passo; Yara/Iara – Uma viagem de emoções entre dois mundos; Vamos dar Vida ao Parque; Concurso de Fotografia “Num Instante…Um novo Olhar”; Ação de formação “Defesa da Floresta Contra Incêndios e criação de faixas de gestão de combustível”; XVII Limpeza de Praia – ‘Eu Quero A Minha Praia Limpa’ - Associação Litoral Aventura; Caminhada Bandeira Azul.