Segundo adianta o autarca em comunicado, a reunião em Lisboa decorreu num ambiente de “diálogo franco e construtivo”, tendo o autarca destacado “a importância de infraestruturas rodoviárias seguras e funcionais para garantir a mobilidade, a segurança dos cidadãos e o dinamismo económico de Ourique e da região”.

Nesse sentido, continua Marcelo Guerreiro, o ministro Miguel Pinto Luz “comprometeu-se com a requalificação do IC1 até ao final de 2025”.

Trata-se de “um avanço significativo para melhorar a mobilidade e reforçar as ligações estratégicas entre territórios”, diz.

Marcelo Guerreiro revela ainda que aproveitou a reunião com o governante para expor “os riscos associados” ao estado dos troços das estradas nacionais (EN) 123 e 389, ambos na zona de Garvão, “bem como a necessidade urgente de intervenção nas vias IC1 e EN 261-4”.

“Foi ainda apresentada a proposta de transferência para o domínio municipal, após intervenção, de troços das estradas EN 264, em Santana da Serra, e da EN 123-1”, na União de Freguesias de Garvão e Santa Luzia, acrescenta Marcelo Guerreiro.