Primeiro-ministro de Cabo Verde foi recebido na Câmara Municipal de Sines
O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, foi recebido pelo presidente da Câmara, Nuno Mascarenhas, nos Paços do Concelho, no contexto de uma visita à comunidade cabo-verdiana realizada a 6 de maio.
Na receção nos Paços do Concelho, o presidente da Câmara descreveu como "uma honra" receber o chefe do governo cabo-verdiano em Sines e destacou "o papel muito relevante", com "uma face muito visível", dos cabo-verdianos e luso-cabo-verdianos em todas as dimensões da vida de Sines, da económica à cultural, passando pela desportiva e pela política.
O presidente da Câmara e lembrou a importância que os cabo-verdianos tiveram e continuam a ter para o desenvolvimento do porto e da indústria, o seu trabalho nos setores da pesca e da construção civil e a ocupação pelos seus jovens de empregos cada vez mais qualificados.
O autarca destacou, finalmente, o trabalho meritório desenvolvido pela Associação Caboverdiana de Sines e Santiago do Cacém, não só junto da sua comunidade, mas também em prol da integração dos imigrantes de todas as nacionalidades, e evocou a figura do "muito estimado" João Doroteia, fundador da associação.
O primeiro-ministro de Cabo Verde sublinhou a importância dos laços históricos, que em Sines, local de nascimento de Vasco da Gama, remetem para a formação de Cabo Verde como nação com mais de cinco séculos de história, em virtude da diáspora e de uma "identidade crioula própria" que lhe deu um sentimento de nação antes de existir como país.
Ulisses Correia e Silva salientou o facto de a comunidade cabo-verdiana representar 10% da população de Sines e deu os parabéns à Associação Caboverdiana, atualmente presidida por Gracinda Luz, pelos 40 anos de atividade.
O chefe do governo cabo-verdiano referiu-se ainda aos pontos em em que encontrou em Sines com o que são as preocupações e setores estratégicos para Cabo Verde, referindo-se à economia azul, transição energética, ação climática, cultura e economia digital, assinalando a curiosidade de o cabo submarino que liga Fortaleza, no Brasil, a Sines, também passar por Cabo Verde.
Depois da receção dos Paços do Concelho, a comitiva do primeiro-ministro visitou a sede da Associação Cabo-verdiana, onde conheceu o trabalho que nela é desenvolvido.
Ulisses Correia e Silva teve ainda oportunidade de visitar o Bairro Amílcar Cabral e de contactar com a comunidade cabo-verdiana e representantes de outras comunidades a que a associação dá apoio.