Projeto que une o desporto à inclusão recebido na Câmara Municipal de Sines
O vice-presidente e vereador do Desporto da Câmara Municipal de Sines, Fernando Ramos, recebeu no dia 5 de abril, nos Paços do Concelho, os participantes e entidades envolvidas no Torneio de Futebol 2x2 realizado, no mesmo dia, no campo desportivo da Baixa de São Pedro.
Este torneio veio no seguimento do trabalho realizado pelo projeto Sinesfute com outras entidades locais para promover o desporto ao serviço da inclusão social.
Foi uma organização conjunta do Sinesfute, do projeto Entre Nós-E8G e da Associação Caboverdiana de Sines e Santiago do Cacém, com a colaboração do Município de Sines, da Associação Desportiva Mais Inclusão e do Grupo Desportivo da Baixa de São Pedro.
A Sinesfute é uma academia de futebol dedicada ao treino individual de jovens futebolistas, que trabalha e desenvolve as características e capacidades únicas de cada atleta.
Um projeto da associação FITSalvador, desenvolve atividades nas instalações do Município de Sines, geridas pelo Grupo Desportivo da Baixa de São Pedro.
É liderado por João Nunes, treinador certificado e antigo futebolista profissional, formado no Vasco da Gama Atlético Clube e com passagens pelo Sporting Clube de Portugal e Sporting Clube Farense.
O projeto Sinesfute foi vencedor do concurso EDP Solidária Sines e tem uma componente de apoio social, proporcionando treinos a jovens em risco de exclusão social e apoiando iniciativas como a que motivou a receção realizada no dia 5 de abril.
No acolhimento às entidades e aos jovens participantes, o vice-presidente Fernando Ramos confessou-se "de coração cheio" e destacou a importância de iniciativas como estas para promover a "coesão social no nosso território e a igualdade de oportunidades".
O gestor do Sinesfute, João Nunes, disse que "os impossíveis não existem" e que este projeto “tem o objetivo de incluir". Notou ainda que este evento foi uma forma de comemorar os dois anos existência do projeto.
José Reis, dirigente do Grupo Desportivo da Baixa de São Pedro, congratulou-se por o projeto estar a decorrer nas instalações geridas pelo clube, comprometendo-se a dar “todo o apoio” ao projeto e ao Município.
João Maruta, do Entre Nós - E8G, disse-se "orgulhoso" das crianças e jovens participantes e do trabalho realizado.
Recorde-se que este projeto, promovido pela Câmara Municipal de Sines e com gestão do Sines Tecnopolo, corresponde à 8.ª geração do programa Escolhas e tem por base a promoção da arte e do desporto como forma de inclusão.
A presidente da Associação Caboverdiana de Sines e Santiago do Cacém, Gracinda Luz, agradeceu a oportunidade criada pela Sinesfute para a realização do torneio e mostrou-se disponível para outras colaborações.
Finalmente, a técnica do município Daniela Vilhena, em representação da Rede Social, destacou esta iniciativa como "um exemplo do trabalho em rede, que torna possível realizar ações com este impacto".