PSD questiona a Câmara de Sines sobre os apoios que disponibiliza para a fixação de médicos no concelho
Os deputados do PSD eleitos pelo Distrito de Setúbal, depois de uma visita à aldeia de Porto Covo, questionaram a Câmara Municipal de Sines para saber se a autarquia tem algum programa em curso, ou previsto, que vise a atribuição de casas a profissionais de saúde, que ajude a atrair mais médicos e a fixá-los no concelho.
Os deputados sociais-democratas, afirmam que "é visível o crescimento urbanístico que a localidade teve nos últimos anos e outras que ainda estão em obra e em fase de licenciamento. Tal crescimento urbanístico e populacional, associado a uma maior procura turística que já não se verifica somente no verão, obriga a que aumentem as respostas ao nível da saúde”.
Os deputados, consideram que “tal resposta, só poderá ser eficaz, se existirem melhorias ao nível da qualidade das infraestruturas e do aumento dos recursos humanos”.
“Existem graves problemas de falta de recursos humanos na área da saúde, em especial de médicos, que se agravou nos últimos anos, com uma total incapacidade do anterior governo em, sequer, atenuar o problema” lamentam os deputados.
Uma das soluções apontadas pelos sociais-democratas é “melhorar as condições de trabalho e criar iniciativas locais de atribuição de casas aos profissionais de saúde, já que os preços das casas e a sua escassez, faz com que as rendas se tornem incomportáveis”.
Depois da visita de trabalho a Porto Covo, os deputados do PSD, Bruno Vitorino, Teresa Morais, Sónia dos Reis e Paulo Edson questionaram a Câmara Municipal de Sines para saber se a autarquia “tem algum programa em curso, ou previsto, que vise a atribuição de casas a profissionais de saúde, que ajude a atrair mais médicos e a fixá-los no concelho”.
Também querem saber “qual o ponto da situação da obra do Polo de Saúde de Porto Covo e para quando é que está previsto que o equipamento entre em funcionamento”.