O Queijo do Campo – Frederik Johannis Ampt (Herdade dos Nascedios, Longueira) recebeu o prémio de Melhor Queijo na categoria “Vaca Cura Prolongada” e o Caprino de Odemira – Lacticínios do SW, Lda recebeu a Menção Honrosa na categoria ”Queijo com Culturas de Superfície”.

A 13ª edição do Concurso Queijos de Portugal, realizada pela ANIL - Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios, decorreu na cidade do porto, no dia 28 de outubro, e contou com um total de 182 queijos a concurso, de norte a sul do país e ilhas, resultando em 23 vencedores e 46 menções honrosas.

Desde o curado, ao amanteigado ou o fresco, de vaca, ovelha ou mistura, cada empresa participante tinha a possibilidade apresentar um queijo nas 23 categorias, sendo que todas as categorias foram premiadas com um vencedor e duas menções honrosas.

Este ano foi introduzida uma nova categoria no concurso, a de culturas de superfície, um queijo com crescente expressão no país. 

A organização explica que “a competição decorreu em regime de prova cega, com jurados de diferentes proveniências, nomeadamente, representantes do setor queijeiro, dos organismos de controlo e certificação, de instituições de ensino, da restauração e da gastronomia, da distribuição, representantes de empresas do setor industrial e comunicação social.”