Os vencedores relativos ao ano de 2022 foram revelados na sexta-feira, 13, com o filme de Gonçalo Almeida a receber os prémios de "Melhor Curta-Metragem", "Melhor Realização em Curta-Metragem", "Melhores Efeitos Sonoros e Visuais" (por António Porém Pires, João Nunes e José Luís de Matos) e "Melhor Montagem" (Ricardo Saraiva).

Em comunicado enviado ao "SW" pelo próprio realizador, "A Rapariga de Saturno" tem como cenário o Litoral Alentejano, sendo possível ver paisagens de São Francisco da Serra, Vale das Éguas, São Domingos e Cabeça da Cabra.

A história explora "a construção e estetização das memórias, na história de um homem que revive um episódio precioso de sua juventude, o seu primeiro amor", acrescenta.

Natural de Santiago do Cacém, Gonçalo Almeida formou-se na London Film School e nos últimos oito anos tem-se dedicado ao cinema de género, tendo realizado a sua primeira longa metragem de terror e várias curtas metragens, de ficção e documentário, premiadas em dezenas de festivais do circuito mundial.

Um dos seus filmes, "Thursday Night", fez parte da seleção oficial do conceituado Festival de Sundance (EUA) e venceu o prémio de "Melhor Curta de Terror Portuguesa" no festival português Motel X.

Mais recentemente, foi um dos realizadores portugueses a integrar o programa "Berlinale Talents", do prestigiado Festival Internacional de Cinema de Berlim (Alemanha), e foi duplamente premiado no Fantastic Fest, o maior festival de cinema de género dos EUA e reconhecido como realizador revelação pela Academia Portuguesa de Cinema.