O Governo português, a Fundação Repsol e o Grupo Sylvestris assinaram em 2023 um protocolo para desenvolver o projeto Motor Verde +Floresta, o maior projeto de reflorestação de grande escala em Portugal, com o objetivo de recuperar a biodiversidade em 100.000 hectares, através da plantação de mais de 90 milhões de árvores de espécies autóctones.

Para o primeiro projeto-piloto, que abrange 10.000 hectares, a Fundación Repsol já dispõe de 30 milhões de euros.

Através do Fundo de Empreendedores, um programa de “aceleração” de start-ups inovadoras em transição energética, a Fundação Repsol oferece apoio na forma de empréstimo convertível, mentoria dedicada e especializada, e, apoio para a realização de um piloto experimental em instalações ou negócios Repsol. Na edição atual, concorreram 17 start-ups portuguesas num total de 225 candidaturas.

Foram selecionados 7 start-ups, entre as quais uma fará o seu piloto no Complexo Industrial da Repsol em Sines (projeto plataforma software para a otimização de processos industriais complexos via integração de dados em tempo real).

Com o programa Zinkers, a Repsol aposta na educação através da plataforma digital gratuita que oferece a alunos e docentes do ensino básico (1º, 2º e 3º ciclo) recursos educativos para descobrir e compreender de forma interativa o mundo da energia e os desafios para a transição energética.

Atualmente, já são 242 escolas registadas e ativas no programa para o ano letivo 2024/2025.