Resialentejo recolhe mais de 620 toneladas de recicláveis no âmbito de projeto do POSEUR
A Resialentejo, empresa Intermunicipal de Valorização de Resíduos, através de um projeto, no âmbito do POSEUR, conseguiu recolher mais 620 toneladas de recicláveis, entre 2019 e 2022, o que representa um aumento médio de 77% nos concelhos de Barrancos, Beja, Mértola, Moura, Ourique e Serpa.
A candidatura permitiu a implementação do sistema PAYT, associado à recolha porta-a-porta, permitindo aumentar significativamente a recolha seletiva nos seis concelhos aderentes. No total, tratou-se de um investimento de 383.746,50€, com uma comparticipação do Fundo de Coesão de 326.184,53€.
O projeto incluiu, ainda, a aquisição de quatro viaturas para a recolha seletiva Porta-a-Porta e PAYT (uma por cada um dos seguintes municípios: Barrancos, Beja, Moura e Ourique), de 4551 contentores de 40 litros para deposição de vidro e a automatização do Ecocentro de Beja, um posto autónomo de acesso e de pesagem. Finalmente, foi possível adquirir um sistema de controlo para a ilha ecológica de Moura.
A RESIALENTEJO foi constituída a 18 de junho de 2004 para gerir o Sistema de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do Baixo Alentejo. A empresa intermunicipal é responsável pelo tratamento dos resíduos urbanos dos concelhos de Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura, Ourique e Serpa, num total anual aproximado de 48.000 toneladas. A empresa serve 86.505 habitantes, numa área geográfica de 6.650 Km2.